segunda-feira, 21 de setembro de 2015

21 DE SETEMBRO: DIA DO RADIALISTA






Hoje é dia do radialista, profissional  que  trabalha com os meios de comunicação, especialmente com o rádio, como o próprio nome sugere, embora possa atuar em televisão e afins. Apesar da primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil ter ocorrido em 1922, no estado do Rio de Janeiro, a profissão foi regulamentada apenas em 1978, pela lei 6.615.
A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas que sancionou a Lei na qual fixava um piso salarial mínimo para esses profissionais. Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista.
Quem desejar seguir a profissão deve fazer o curso de Radialismo ou de Rádio e TV, que é uma habilitação dentro do Curso de Comunicação Social e forma os profissionais que atuam em rádio e televisão. Além disso, de acordo com a lei que regulamenta a profissão, todos  que pretendem atuar na área devem ter o registro profissional de radialista(DRT),  este documento é emitido pela Delegacia Regional do Trabalho habilitando oficialmente o radialista a desempenhar suas funções.









Nenhum comentário:

Postar um comentário