quinta-feira, 22 de outubro de 2015

DRUMMOND É O POETA MAIS COBRADO NO ENEM






Existem dois poetas considerados os preferidos das questões do Enem, já que aparecem com certa regularidade: Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Ambos tinham muitas obras cujo objetivo era fazer denúncias e críticas a determinadas realidades e, por isso, são os preferidos das provas. Como o Enem tem como característica a valorização dos direitos humanos, esse tipo de poesia ganha força dentro das questões. “Esses poetas falam de situações do cotidiano, principalmente do sofrimento do homem, preocupando-se em fazer denúncias sociais”.
 A poesia é um gênero muito importante, porque favorece o aprendizado do aluno. “É um gênero abstrato, já que envolve as relações do homem com a percepção do mundo e da própria vida. Quando a pessoa é capaz de interpretar um poema, pode fazer a mesma atividade com qualquer tipo de texto”. O candidato passa a ter mais possibilidades de leitura de outros textos, justamente pela complexidade proposta pelas poesias.
 Existe mais de uma forma dos poemas serem cobrados nas provas do ENEM. É mais comum caírem questões relacionadas a movimentos literários. “A prova fornece um poema e, por meio das características desenvolvidas nele, o candidato precisa chegar à resposta entendendo a qual movimento o texto pertence ou qual é a característica predominante”.
 Além dessa possibilidade, os candidatos também podem ter que interpretar o conteúdo do poema, entender a estrutura dos textos e terem que explorar as figuras de linguagem ou funções da linguagem. A principal dica sobre a preparação para as provas é que “para responder as questões do Enem, não é necessário decorar nada. O essencial é fazer uma boa leitura dos textos que estão na prova”.
 Como muitos candidatos têm dificuldade para realizar boas interpretações de texto, principalmente das poesias, a melhor forma de melhorar o desempenho é por meio da leitura de poesias cotidianas. As músicas são uma estrutura poética e podem cair na redação do Enem, por exemplo. São leituras mais acessíveis, facilitando que o aluno passe para interpretações de poemas mais complexos posteriormente”.





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